PERGUNTAS FREQUENTES 

PERGUNTAS FREQUENTES DE TV:

1 - O sinal analógico vai acabar, oque devo fazer?

A minha tv precisa ter conversor digital ou preciso adquirir um para utilizar o sinal digital da Net? Não. O conversor digital é utilizado somente para receber o sinal digital das emissoras abertas via UHF, para receber o sinal digital da Net, é necessário o Set Top Box. Se tiver um ponto sem ser digital ligue na Net para ter mais informações no (45) 2102-0533 .

2 - Como faço para mudar do Analógico para o Sistema Digital ?

 

Para tirar do sinal analógico você tem que ter o controle da Televisão em mãos, dependendo da marca da sua TV pode ser que esteja escrito "IMPUT'' ou "SOURCE'', encontrando uma das duas opções no controle, basta apertar o botão e mudar para a opção HDMI que o set top box  HD foi ligado, caso esteja com um set top box vai mudar para a opção "AV'' no controle da sua TV. Abaixo tem alguns exemplos de controles:

 

3 - Meu Set Top Box não esta ligando, qual procedimento?

Primeiro verifique com o controle se esta funcionando, verificar as pilhas se não estão invertidas ou oxidadas. Se

não resolveu tira o Set Top Box da tomada e coloque novamente. Ele vai inicializar , observe pois o modelo que é preto não aparece os números na frente do equipamento, outro modelo é prata e aparece os números em vermelho. Verifique também se está na tomada e caso ele esteja travado com a palavra (BOOT ou AC19) entrar em contato na NetFoz/Linca (45) 2102-0533.

4 - Estava assistindo tv e o set top box desligou sozinho, qual o motivo?


A função Sleep pode ter sido ativada ou a tomada pode estar com mal contato. Caso não funcione tente testar em outra tomada.  

5 - É possível instalar o set top box HD em minha tv caso ela não tenha saída HDMI?

 

É possível instalar através da entrada vídeo componente, e em último caso, instale através de uma  conexão de vídeo e áudio composto, mas, neste caso o set top box HD terá sua resolução reduzida para SD, já que está conexão não suporta o formato HD.

6 - Não aparece imagem ou esta aparecendo somente sem sinal, oque fazer?

Primeiro de tudo verifique se está na entrada certa da TV, pois se estiver em outra entrada que não seja a que o Set Top box, não irá aparecer a imagem. Se estiver aparecendo sem sinal na TV certifique se que os conectores estão bem apertados. 

Caso esteja frouxo os canais irão ficar travando e alguns podem nem funcionar. 

 
7 - Porque só alguns programas da TV a imagem fica ocupando a tela toda com a resolução HD, e a maioria a tela fica com partes pretas (sem imagens) nas laterais (ex. Globo nos jornais exibidos)?
Se não quiser distorcer as imagens, a solução será o uso de faixas pretas nos cantos da tela, pois programas em alta definição (formato 16:9) terão como alvo os aparelhos de TV com "tela de cinema" (também 16:9). Quando um programa antigo (4:3) for exibido em uma TV moderna (16:9), as faixas pretas ficarão nas laterais.

8 - Quando troco o canal aparece os números 480p, 720p ou 1080p?


Esta é a resolução de vídeo do canal selecionado. Quanto mais alto esse número por exemplo o 1080p, significada que sua resolução é melhor que um 720p ou 480p, e o 720p melhor que o 480p. 

9 - Ao ligar o set top box aparece somente uma lista de rádios e não aparece a lista dos canais, como resolver?


Simples, verifique no controle da Net tem a tecla rádio/tv.

 

10 - Como faço para alterar a legenda da programação ou canal? (português, inglês ou espanhol)


No Set Top Box HD:
Apertar a tecla TEXT, tecla para cima ou baixo, selecionar o idioma desejado, apertar a tecla OK.
Caso aperte a tecla TEXT e não abra a caixa de seleção na tela, é porque o canal não disponibiliza o recurso de legenda eletrônica. 

No Set Top Box SD:

Apertar a tecla SUB (botão azul), selecionar o idioma desejado e apertar a tecla OK.

 

11 - O áudio esta em outro idioma (ou com voz fina), como resolver?

Apertar tecla áudio, seta para cima ou baixo e selecionar idioma ou faixa de áudio.

12 - Se tiver áudio 5.1 como faço para reproduzir o som na minha casa/escritório no home theater?


No Set Top Box HD, existe uma saída HDMI, que pode enviar o áudio digital para o home theater, além de uma saída SPDIF coaxial, que também pode ser usada para este fim.

13 - Como verificar o que está passando na TV através do EPG (Guia Eletrônico de Programação):
 
STB HD:
 Apertando o botão "INFO" em amarelo do controle do STB HD pode-se verificar a sinopse da programação atual na sua TV.
Para verificar a programação completa das próximas programações basta apertar o botão "GUIDE" no controle do STB HD.
STB SD:
Apertando o botão "INFO" no controle do STB SD dá para verificar a sinopse da programação atual na sua TV.
Para verificar a programação completa das próximas programações basta apertar o botão verde escrito "EPG" no controle do STB SD.
 
14 - O que é HDTV e SDTV?
HDTV: Imagens com resolução de pelo menos 720 linhas horizontais, a grande maioria dos canais HD possui 1080 linhas.
SDTV: São imagens com menos de 720 linhas horizontais, o mais comum são 480 linhas.

15 - Como bloquear um canal?


No STB HD:


· Menu
· Controle dos pais
· Alterar código PIN (criar senha)
· Bloqueio de canal e colocar senha
· Selecionar canal e apertar OK (devera aparecer um cadeado)
· Apertar a tecla sair/back
· Confirmar alteração e apertar OK
· Apertar sair/back para sair do menu

 

Bloqueio de canais no STB SD:


1º passo cadastrar senha
· menu
· sistema config
· controle paterno
· senha padrão "0000"
· nova palavra passe "****"
· exit para sair

2º passo escolher canais
· menu
· canal TV lista
· apertar botão VERMELHO
· selecionar canais para bloqueio apertando "OK"
· digitar a senha cadastrada
· exit para sair, "OK" para salvar.

 
 
 

16 - Para ter acesso ao conteúdo parceria NET/FOZ-TELECINE PLAY.


Conheça as condições básicas: 
1 - O assinante deve ter os 6 canais telecine em seu receptor.
2 - As mensalidades devem estar rigorosamente em dia.
3 - Verifique o site www.telecineplay.com.br as condições técnicas para a visualização dos conteúdos.
4 - Caso seu computador esteja preparado para acessar o telecine play, clique no link abaixo e digite os números do CPF do titular da assinatura para a senha e os 7 (sete) dígitos do número do usuário constantes em sua fatura para o nome (Ex: 0001234).
5 - Link: www.telecineplay.com.br

17 - Minha tv esta com vários canais em miniaturas na tela, como resolver?


A função MOSAIC está ativada, deverá apertar o botão sair/Back.

2º Passo

Entrar em ''Ajuste de Hora''.

18 - Como faço para mudar o STB HD para horário de verão  ?

1º Passo

Apertar o botão MENU do controle da Net Foz e entrar em

''preferências do usuário''.

3º Passo

Quando acessar o Ajuste da Hora vai notar que o ''Horário de

Verão'' vai estar desligado.

4º Passo

Então com a seta para direita em "Horário de Verão'' e vai aparecer (Ligado), depois basta apertar "OK" que estará salvo.

19 - Vou poder gravar a programação, como? Será necessária a compra de uma mídia externa?

 

No Set Top Box HD existe o recurso de gravação através de uma mídia externa, se for utilizar um HD externo, é necessário que este HD possua fonte de alimentação independente (não pode ser alimentado pela porta USB), os arquivos gravados somente podem ser assistidos no STB que o gravou.O STB come ste recurso também exibe imagens .JPEG gravadas na mídia externa, e reproduz músicas no formato .MP3.

PERGUNTAS FREQUENTES DE INTERNET:

1 - A internet não esta funcionando e agora?

Primeira coisa a se fazer é certificar-se que o modem e o roteador estão ligados na tomada, verifique que os cabos estão conectados corretamente. Verifique se o dispositivo esta conectado na rede interna se for wifi e se for via cabo se o cabo de rede
esta conectado ao computador. Para mais informações entre em contato 45 2102-0533.
2 - Como faço para conectar outro equipamento ao Wi-Fi?

No momento da instalação os técnicos da NET deixam o nome da rede e a senha, caso não tenha, pode ser verificado pela interface do router.
3 - Como posso alterar a senha do meu WI-FI?

Para alterar a senha do wifi e necessário entrar na interface do roteador e configura-lo novamente. (Modelo abaixo é exemplo de interface.)
 
 
 
 
3 - Alterei nome e senha do meu Wi-Fi e não consigo acessar. O que fazer?

Quando a senha é alterado é necessário alterar em todos os dispositivos que estão conectados com a senha antiga, basta clicar em esquecer rede e conectar novamente com a senha nova.
4 - Como posso medir a velocidade da internet?

A velocidade DA INTERNET deve ser medida com o cabo de rede, diretamente do modem da NET com o computador ligado no cabo. Se preferir  medir a velocidade sem perca, pode ser feito pelo site www.simet.nic.br .
 
5 - O que é Wi-fi na casa inteira?

Wifi na casa inteira é um serviço opcional que a NETFOZ disponibiliza para os assinantes de internet, após visita e o orçamento os valores para a instalação dos equipamentos necessários (roteador ou cabo dependendo da necessidade) em pontos estudados estrategicamente após ser aprovado será instalado aparelhos para espalhar o sinal pela residência, assim não terá problema com sinal em qualquer comodo da casa. 
O roteador pode ser novo ou assinante já utiliza, no caso dela já utilizar pode acontecer da conexão ficar com triangulo amarelo, se já verificou IP e DNS do PC, router pode esta com DNS fixado ...(saiba mais)
 
Na barra de endereço no navegador (Chrome, Internet Explorer, Firefox, Safari), colocar o endereço de IP padrão do router que pode ser: 192.168.0.1 OU 192.168.1.1 ...(saiba mais)
Ligar cabo de rede nas saídas Lan do modem na placa de rede do Host (PC, notebook) ...(saiba mais)
Se modem estiver linkado, pegando Mac e níveis nos parâmetros.  Verificar se assinante possui roteador, ou esta direto no cabo (do modem para o PC) ...(saiba mais)
Modem com os 4 primeiros led acessos, sinal ok de internet. ...(saiba mais)
 
11 - Minha SMARTV não funciona a internet, oque devo fazer?

* Verificar se a TV é WIFI.
* Se a TV estiver via CABO DE REDE verificar as 2 pontas do cabo.
* Verificar nas conexões de rede da TV se está conectada há alguma rede.
* Verificar se o SOFTWARE da TV está atualizado dentro do MENU.
* Entrar em contato com a central de atendimento da marca da sua TV.
Whatsapp: (45) 9 9904-0364

Horário de atendimento

De segunda a sexta:  8h às 22h

Sábados: 8h às 19h

Domingos e feriados: 14h às 19h

Ligue agora: (45) 2102-0533

Linca Telecomunicações Ltda

Rua Marechal Deodoro, 1606, Centro

Cep: 85851-030 

Foz do Iguaçu, Paraná